Fortuna Critica
Entre guerras e fantasmas inescapáveis (Literatura RS)
Leonardo Brasiliense
Entre guerras e fantasmas inescapáveis
Vitor Diel, em literaturars.com.br
No dia 31 de julho Leonardo Brasiliense lança em Porto Alegre "Outras guerras", seu novo romance publicado pela Companhia das Letras. O encontro com o público será realizado na Livraria da Travessa, no Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800), com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor a partir das 19h.
A história se passa no extremo sul do Brasil, num cenário dominado pela praia mais extensa do mundo. Ali, três marinheiros - Agostinho, Ariel e Skawinski - precisam manter um farol funcionando durante oitenta e cinco dias de isolamento. Entre areia, vento e solidão, cada um carrega suas próprias batalhas: culpa, desejo, memória e o peso de escolhas antigas.
À medida que o isolamento vira rotina e essa rotina vira tensão, o romance avança sobre temas como identidade, redenção e pertencimento - os limites do convívio humano levados ao extremo. O farol funciona como cenário e também como metáfora: vigilância, busca, resistência.
Com 136 páginas, Outras guerras marca o retorno do autor ao romance - reafirmando seu olhar para os conflitos humanos e para personagens complexos em cenários de forte carga simbólica.
Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br