Fortuna Critica

O sentido do inexplic√°vel



Tailor Diniz
Aplauso ¬Ė Cultura em Revista, Ano 12, no 107 (Porto Alegre, 2010)

Em Tr√™s d√ļvidas, seu novo livro, Leonardo Brasiliense usa a fic√ß√£o como ferramenta para tratar daquilo que se entende por destino, aquela sucess√£o de eventos banais na vida de qualquer pessoa, que, de forma quase impercept√≠vel, v√£o desencadeando outros at√© um conflito de vida ou morte, at√© uma fatalidade ¬Ė um acidente movido pelo ac√ļmulo de coincid√™ncias. Os personagens das tr√™s novelas do livro s√£o seres sens√≠veis e √† deriva, que vivem uma eterna d√ļvida: n√£o sabem se fogem de algo ou se buscam algo que nem eles mesmos sabem o que √©. Esse car√°ter amb√≠guo fica estabelecido j√° na primeira novela, na qual o personagem principal vive √†s voltas com um po√ßo seco no quintal de casa. Ele olha reiteradas vezes para o po√ßo e sente que √© preciso dar um sentido √† vida, ¬ďqualquer um¬Ē.

A história segue nessa tensão, alternando focos entre o aposentado que vê no poço sem água a advertência sobre a vida vazia que o carrega, e a mulher dele, na outra ponta da trama, que reencontra um ex-namorado e conflita-se com a possibilidade de traí-lo.

A segunda novela segue pelo mesmo caminho, mas nesta est√° mais clara a marca√ß√£o dos fatos-chave desencadeadores da sucess√£o de eventos que fincar√£o ra√≠zes para sempre na vida do personagem principal. Esse texto lembra Hotel Atl√Ęntico, de Jo√£o Gilberto Noll. Nele o protagonista-narrador vai abrindo caminho na pr√≥pria narrativa, entre cen√°rios e personagens, que, cumprido o papel na hist√≥ria, ficam para tr√°s e s√≥ ser√£o lembrados, no m√°ximo, na mem√≥ria do narrador.

O empregado de um escrit√≥rio est√° em estado terminal. O chefe, um homem generoso e de f√©, localiza na Bol√≠via uma irm√£ dele, e ela √© trazida ao Brasil. Como fala apenas um dialeto de origem, √© preciso que algu√©m a espere em Porto Alegre e a leve at√© a cidade onde est√° o irm√£o √† beira da morte. No jogo do palito, entre os colegas de escrit√≥rio, Paulo S√©rgio √© o escolhido para a tarefa. A partir da√≠, tendo um jogo de sorte/azar como o ponto desencadeador das a√ß√Ķes seguintes, o narrador experimenta uma cole√ß√£o absurda de contratempos e obst√°culos. Vai parar no interior de um estreito bueiro, no centro de Porto Alegre, de onde, antes de desfalecer, acompanha di√°logos esparsos de manifestantes em protesto contra o governo Collor.

Banalidades do cotidiano v√£o recheando a a√ß√£o, tornando-a veross√≠mil e tribut√°ria √† vida simples e aparentemente sem sentido de seus anti-her√≥is. A altern√Ęncia de foco harmoniza a narrativa como ondas que v√£o e voltam: um evento de apar√™ncia banal, um fato corriqueiro ou um nome podem ser o gancho para o narrador voltar no tempo e retornar ao in√≠cio da viagem, quando as primeiras pe√ßas de domin√≥ ainda estavam em p√©.

A terceira novela, a que fecha a série, talvez seja a mais completa e a mais próxima da intenção do autor de mostrar que a vida, seja lá qual for o evento a ser tomado como ponto de partida, é uma sucessão de pequenas e grandes coincidências. Essas coincidências podem levar ao nada. Mas também podem significar desfechos perturbadores que só elas seriam capazes de explicar.

Um jornalista √© chamado por algu√©m com a inten√ß√£o de lhe revelar uma den√ļncia sobre um pol√≠tico importante. Na volta, envolve-se num acidente que vai marc√°-lo sem volta. Ele carregar√° para sempre a d√ļvida se foi ou n√£o culpado pela trag√©dia. A partir da√≠, as coincid√™ncias se sucedem, os personagens se cruzam repetidamente em v√°rias situa√ß√Ķes e lugares, como se movidos por uma engrenagem fatal que, no final, os engolir√° sem clem√™ncia.

Tr√™s d√ļvidas, o sexto livro de Leonardo Brasiliense, marca o leitor pela farta dose de inquieta√ß√Ķes que vai semeando ao longo da leitura, na qual os fatos, muitas vezes, se explicam pelo inexplic√°vel. Brasiliense nos convence de que a vida, se observada nos seus detalhes, √© uma mera sucess√£o de encontros e desencontros que, no final das contas, acabam sempre empurrando o ser humano para diante do seu implac√°vel destino.

 

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