Fortuna Critica
Os olhos estão na consciência
Francisco Dalcol
Diário de Santa Maria (Santa Maria, 03/05/2008)
As escolhas, as ações, os acertos e desacertos de cada um dependem da forma como a consciência interpreta a realidade. Mais uma vez, Leonardo Brasiliense se inspirou em um tema na hora de escrever seu novo livro. Olhos de Morcego, a quinta obra do autor gabrielense, será lançada sábado, às 17h, na Feira do Livro.
Brasiliense, 35 anos, ganhou em 2007 dos prêmios Açorianos e Jabuti com o livro de minicontos Adeus conto de fadas. Agora, em Olhos de Morcego, ele deixa para trás o universo adolescente. O título e a epígrafe ajudam a entender as idéias que rondam o livro. Ambos saíram de uma frase de Aristóteles: Assim como os olhos dos morcegos reagem diante da luz do dia, assim também a inteligência que está em nossa alma se comporta diante das coisas que, por sua natureza, são as mais evidentes.
- Fiquei tão impressionado que parei de ler e fui escrever. Senti na carne a sensação de que, quando nos damos conta das coisas mais importantes e evidentes, ficamos aturdidos, nos sentindo embaralhados, como os morcegos diante da luz conta.
Dessa idéia, surgem as situações exploradas pelos 10 contos, com personagens que enfrentam realidades agressivas, em ações desastrosas com conseqüências equivocadas:
- No decorrer dos contos, os personagens vão ficando menos perdidos. Meus livros são criados por um projeto temático. Des(a)tino fala do destino versus o livre-arbítrio. Adeus conto de fadas, dos conflitos juvenis.
Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br